Vila Mariana

Vila Mariana: roteiro cultural na capital

Comércios, serviços e muito lazer se encontram no completo bairro, um dos destinos preferidos dos paulistanos

Quando o assunto é cultura em São Paulo, não há como não pensar na Vila Mariana.

O bairro impressiona com sua concentração de museus e opções de lazer em meio a ruas sempre arborizadas e com comércio variado. Mas é também sua infraestrutura completa, segurança e localização privilegiada que fazem do destino um dos mais desejados da cidade para quem quer morar com qualidade de vida.

A atração principal é o Parque Ibirapuera, que dispensa longas apresentações. A área verde preferida dos paulistanos combina natureza, muito espaço para a prática de esporte e um verdadeiro patrimônio arquitetônico, grande parte dele assinado pelo mestre modernista Oscar Niemeyer.

Entre os muitos edifícios icônicos do espaço estão o Auditório Ibirapuera, a Oca, o Pavilhão da Bienal e o Museu de Arte Contemporânea – MAC, garantindo eventos e exposições imperdíveis durante todo o ano.

Espere por uma programação atraente também fora do parque, já que no bairro ficam ainda o Sesc Vila Mariana, o Museu Lasar Segall e o Museu da Universidade Belas Artes – MUBA. Por falar em ensino, na vizinhança estão situadas instituições para todas as idades, de faculdades como a Belas Artes e ESPM a colégios tradicionais como o Bandeirantes e o São Luís. Também surpreende o número de hospitais de ponta na região, a exemplo do HCor, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e de uma das unidades do Hospital Israelita Albert Einstein.

A posição estratégica da Vila Mariana, localizada entre as regiões central e sul da cidade, explica o interesse de inúmeros serviços e pessoas em se instalar no bairro. Dali é fácil chegar ao eixo da Avenida Paulista e Rua Vergueiro, com comércios e serviços, ou mesmo ao centro da cidade a partir da Av. 23 de Maio. No entorno próximo estão ainda as estações Paraíso e Ana Rosa, representando as linhas azul e verde do metrô.

Pertinho dali, inclusive, se inicia o burburinho da Rua Joaquim Távora, destino certeiro para quem procura por bares e restaurantes descolados. É em uma das travessas da via, na também movimentada Rua Áurea, onde ficam o elogiado Mapu, especialista em comida taiwanesa, e o intimista AE! Cozinha, que vem surpreendendo críticos ao apostar em um pequeno e original cardápio de receitas brasileiras.

Confira os imóveis disponíveis para a venda ou locação do bairro Vila Mariana em SP