Capa Vila Madalena

Vila Madalena: um bairro charmoso e cosmopolita

A Vila Madalena é um reduto de cultura e gastronomia na cidade

Charmoso e descolado, o bairro da Vila Madalena se popularizou nos anos 70 com a instalação de alunos e professores da Universidade de São Paulo (USP) na região. De lá para cá, o bairro se consolidou como ponto de encontro para o público jovem e profissionais do mercado criativo, como publicitários, artistas e estilistas, e concentra boas opções de bares, restaurantes, lojas de moda e de decoração.

Na parte central do bairro estão os serviços e comércios, o que faz com suas ruas estreitas e charmosas sejam bem movimentadas pelos moradores da região, que costumam circular a pé pelas calçadas desfrutando dos bons endereços oferecidos por ali. No perímetro do entorno – mais reservado desse agito descolado –, ficam ruas arborizadas e tranquilas. Por ali, estão casas em grandes terrenos – boa parte delas com jardins generosos, piscinas e estruturas de lazer e comodidades. É comum ver entre as residências exemplares da arquitetura contemporânea com assinatura de importantes arquitetos. 

A gastronomia é um ponto forte da Vila Madalena. O bairro abriga restaurantes estrelados, como o Corrutela, focado em uma cozinha moderna e saudável, e o Mensa, que propõe uma culinária criativa e contemporânea que destaca o produto brasileiro e orgânico fresco. A região ainda abriga bares badalados, como o Seu Domingos e o Seu Justino, e outros mais tradicionais como o São Cristóvão – bar com temática esportiva que serve um suculento filé Oswaldo Aranha, apontado pela crítica como um dos melhores da cidade – e o Astor, com ambiente bem intimista e com excelente carta de drinks no subsolo.

No entorno da Vila Madalena, há deliciosas áreas verdes. A Praça do Pôr do Sol é ideal para um piquenique ou para se desfrutar de uma paisagem estonteante ao final do dia e a Praça Horácio Sabino é o ponto de encontro de famílias com crianças e bebês da região. 

A “Vila”, como o bairro é conhecido pelos moradores e frequentadores, guarda ainda o Beco do Batman. Com paredes grafitadas, as ruelas estreitas colocam os visitantes em contato com a cultura pulsante e criativa da região e atraem um volume considerável de turistas de diferentes nacionalidades. Um bom programa é visitar a Livraria da Vila, que além do acervo de livros de qualidade, conta com um delicioso café do Santo Grão.

Localizado na zona oeste da cidade, próximos a Pinheiros, Alto de Pinheiros, Sumaré, Perdizes e Jardins, a região oferece ainda boas opções culturais como o Instituto Tomie Ohtake – que, além da excelente curadoria de exposições, conta com o restaurante Santinho, da chef Morena Leite – e as consagradas galerias de arte Millan e Raquel Arnaud.

O bairro se destaca também pela oferta de escolas de qualidade, como o tradicional Colégio Santa Clara, o construtivista Colégio Oswald de Andrade, além de instituições de ensino mais novas, como a bilíngue Lumiar e a Areté. A curta distância de carro estão ainda o Santa Cruz e o Vera Cruz, localizados no Alto de Pinheiros.

Confira os imóveis disponíveis para a venda ou locação do bairro Vila Madalena em SP