Decoração 2022: principais tendências para o ano

Tendências para decoração 2022

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

É fato que as tendências para decoração 2022 intrinsecamente acompanham as mudanças de pensamento e estilo de vida dos últimos anos. Ficou visível que, acima de tudo, a decoração 2022 valoriza muito o conforto, a beleza e o significado afetivo das peças utilizadas.

Neste post apresentaremos algumas dicas sobre decoração 2022, bem como algumas atualizações sobre arquitetura e design de interiores. Algumas dessas tendências podem ser percebidas, inclusive, nos imóveis da Coelho da Fonseca. Vale a pena conferir as diversas e maravilhosas opções disponíveis no site.

Se você quer saber quais são as tendências para decoração 2022 para tornar seu lar ainda mais bonito, é preciso levar em conta o seu dia-a-dia e seu estilo, servindo como ferramenta para manifestar sua personalidade no seu lar.

 

Decoração 2022: prepare seu lar com as novas tendências

A decoração precisa ser uma ferramenta que externalize a personalidade dos moradores da casa e se adapte à rotina. Quando utilizada em escritórios ou demais ambientes coletivos, é essencial levar em consideração o dia-a-dia daqueles que irão utilizar estes espaços.

Sabendo disso tudo, preparamos uma lista com alguns dos itens em alta para decoração 2022: 

 

  • tons naturais e neutros; 
  • decoração comfy;
  • materiais naturais; 
  • plantas na decoração; 
  • móveis e espaços multifuncionais.

 

Estes são apenas alguns dos itens mais presentes quando falamos sobre decoração 2022. O mais importante é unir itens decorativos, conforto e praticidade para o seu dia-a-dia, sem prender-se a um estilo só por uma questão de moda. Nesse caso, as tendências para esse ano se apresentam mais atemporais.

 

Dicas de como aplicar os elementos da Decoração 2022

Agora vamos apresentar como aplicar as principais tendências da Decoração 2022 para que você possa deixar seu lar ainda mais aconchegante e bonito.

Antes de tudo, é interessante notar a predominância de tons neutros e naturais. Com estes tipos de tonalidade você pode ter a certeza de acertar sempre, independente de qual estilo de decoração escolhida.

Essas tonalidades são clássicas mas também permitem que composições modernas possam ser concebidas. Elas nunca saem de moda e combinam muito bem com praticamente tudo!

 

O conceito comfy na Decoração 2022

Uma ótima aposta para decoração 2022, o estilo comfy é baseado (como o próprio nome diz) em conforto, com itens decorativos e móveis que tornem o ambiente mais aconchegante e confortável.

Para utilizar o comfy na sua casa você pode investir em alguns elementos chave, como estofados com tecidos agradáveis ao toque, mantas, almofadas e muita iluminação natural. Lembre-se sempre de manter um equilíbrio, dando preferência para móveis e decorações que trazem elegância e funcionalidade para o seu dia-a-dia.

 

Materiais naturais na decoração

Seja através do uso de materiais como algodão ou linho em almofadas, estofados e itens decorativos, ou através de materiais como madeira, bambu, argila, pedras e palha utilizados em acabamentos e móveis, o uso de materiais naturais é uma das dicas mais valiosas para decoração.

Esses materiais ajudam a aproximar o ambiente de elementos encontrados na natureza, promovendo um maior conforto e sensação de relaxamento. Além disso, uma boa aposta é aliar o uso de materiais naturais e plantas na decoração, para deixar sua casa alinhada com as tendências de decoração 2022.

 

O uso de plantas na decoração 2022

Utilizar plantas na decoração é uma das propostas mais presentes para esse ano,  levando em consideração o emprego de materiais naturais e cores neutras. As plantas e flores trazem vida ao ambiente através de suas cores, além de deixarem a casa com um cheirinho delicioso de natureza.

Para além do uso decorativo, podem ser aliadas no conforto térmico e também na purificação do ar de todos os ambientes da casa.

Se você acha que plantas exigem muito cuidado, leia mais aqui sobre como utilizá-las na decoração 2022. Há diversas espécies que exigem diferentes níveis de cuidado, e com certeza você vai encontrar uma que se encaixe no seu dia-a-dia.

 

Móveis e espaços multifuncionais

Nos últimos anos tivemos que repensar a forma de morar, viver e ocupar nossas casas. Sendo assim, é natural que ocorram evoluções neste espaço.

O uso de móveis e espaços multifuncionais na decoração 2022 visa unir o útil ao agradável, com projetos que trazem beleza e praticidade, como uma mesa que se expande para mais lugares, até espaços inteiros, que antes eram separados e agora podem ser pensados de forma anexa.

A necessidade de ambientes amplos e ventilados criou uma tendência muito forte: a integração de espaços, em que as paredes foram abolidas, criando uma sensação de liberdade e leveza, permitindo mais amplitude para decorações maiores e mais estruturadas.

 

Crie seu estilo com as tendências da decoração 2022

Para renovar a decoração de sua casa com as tendências do ano, você pode combinar alguns elementos, como o estilo comfy, o uso de materiais naturais e plantas. Além disso, o uso da madeira no design de interiores é um dos pontos fortes da decoração 2022. 

A madeira pode ser utilizada de diversas formas na decoração, desde o piso até os acabamentos, móveis ou até mesmo peças decorativas como macramé, luminárias e vasos de plantas.

Utilizar peças de madeira em um ambiente integrado, com tons neutros e naturais, equilibrados com o colorido de flores e diferentes tons de verdes de algumas plantas em locais estratégicos é uma ótima combinação para quem busca um ambiente seguindo os rumos atuais.

 

Decoração no dia-a-dia

A decoração 2022 no dia-a-dia deve levar em conta acima de tudo a praticidade. É preciso que os elementos utilizados e os espaços criados se encaixem na rotina das pessoas que irão utilizar aquele ambiente. De outra forma, a decoração torna-se uma obstrução e não uma forma de expressão.

O uso de materiais naturais e plantas não é novidade no design de interiores, e é natural que estejam presentes na decoração 2022, uma vez que nos últimos anos passamos a dar mais valor ao contato com a natureza e ao conforto dentro de casa.

Você pode compor sua decoração aos poucos, com itens coletados em viagens, presentes e até mesmo feitos por você, os famosos DIY. O mais importante é que a decoração seja uma forma de expressão e torne o ambiente o mais confortável e aconchegante para aqueles que irão interagir com ela todos os dias.

Você também pode gostar de ler