condominio-hipico

Saiba como é um condomínio hípico e seu conceito arquitetônico

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Já pensou em morar pertinho da natureza com toda a comodidade de um condomínio fechado? O condomínio hípico é um conceito residencial que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, ideal para quem busca o equilíbrio entre natureza e conforto.

Trata-se de um condomínio fechado com toda a infraestrutura necessária para atender às necessidades dos moradores, contando inclusive com um espaço próprio para a equinocultura, ou seja, para a criação e cuidados de cavalos.

Há residenciais como o Haras Larissa que, além de estrutura apropriada para criação de cavalos, oferecem muito mais aos seus moradores, como veremos neste post.

O que é um condomínio hípico?

Também conhecido como “condomínio equestre”, o condomínio hípico é um condomínio fechado com instalações como centro hípico e haras que podem ser utilizadas pelos moradores para a criação e cuidado de cavalos de raça.

A vida agitada na cidade e sua relação com qualidade de vida e saúde mental tem sido um tema muito debatido nos últimos anos, e naturalmente há um aumento pela busca de moradias alternativas que diminuam o estresse do dia a dia.

Quem opta por morar em um condomínio hípico está investindo em um residencial voltado para a qualidade de vida no campo e o contato direto com a natureza. Além das estruturas normais esperadas de um condomínio de luxo, os moradores contam com diversas outras comodidades.

Como é a estrutura de um condomínio hípico?

Além da estrutura para trato de equinos, há várias outras comodidades oferecidas para quem mora em um condomínio hípico. As ruas são muito arborizadas, com segurança 24h e estrutura de lazer para os residentes.

Entre as atrações de lazer, as mais comuns são piscinas, quadras poliesportivas e spas. Alguns condomínios contam até mesmo com hotel próprio e heliponto, além de espaços como clube de golfe, campo de polo, campo de futebol, bosques, pomar, horta, lagoas, capela e muito mais.

 

 

O que classifica um condomínio hípico são suas estruturas para tratamento de equinos, que basicamente podem ser:

  • cocheiras – pavilhão de baias para os cavalos;
  • quarto de sela – local para equipamentos;
  • farmácia veterinária – local para armazenamento de materiais de primeiros socorros e medicamentos em geral;
  • áreas para duchas – espaço para banho e manutenção dos animais, com estrutura para cuidados médicos básicos, tratamento de crinas, cuidados com as ferraduras etc.;
  • composteira – área para compostagem de resíduos gerados;
  • depósitos;
  • embarcadouro – área fechada para descer os cavalos dos caminhões;
  • piquetes – área para os animais relaxarem e gastarem energia;
  • pista/picadeiro – área onde pode-se montar.

Além disso tudo, ainda pode-se contar com estruturas mais complexas, como picadeiro coberto, pista de grama, pista de areia, sejam elas cobertas ou descobertas, podendo ter dimensões diferentes dependendo do esporte para o qual é destinada.

Condomínios hípicos no Brasil

O Brasil possui o terceiro maior rebanho de cavalos do mundo, com cerca de 5 milhões de animais. De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o setor movimenta anualmente em média R$ 16 bi, e tem cerca de 3 milhões de postos de trabalho. 

O país já vem há alguns anos se apresentando como um oásis para o mercado de luxo, sendo uma das nações que mais consome produtos de alto padrão. O público brasileiro tem valorizado o viver bem independente do custo financeiro.

Os clubes hípicos têm se mostrado como uma alternativa para os que buscam fugir da rotina apressada da cidade, além de aproximar o público interessado em equinos de seus animais, não restringindo-os a visitas esporádicas.

Como é morar em um condomínio hípico?

Morar em um condomínio hípico é estar em contato com a natureza, cercado de comodidades que proporcionam uma vida confortável e relaxante, sem precisar abrir mão do luxo e da praticidade geralmente encontrados somente nos grandes centros urbanos.

 

condomínio hípico

 

As residências são amplas, com belas vistas e muito contato com o verde, como as casas do condomínio Haras Larissa, que são verdadeiras casas de campo em um condomínio fechado.

Nos clubes hípicos, cada morador pode customizar o interior de suas casas conforme suas necessidades. Além de residências prontas, muitos condomínios oferecem terrenos para receber construção, ideais para quem busca idealizar um projeto totalmente personalizado, criando o imóvel perfeito.

Haras Larissa Monte Mor

O Haras Larissa Monte Mor é um dos clubes hípicos mais famosos do país, com uma infraestrutura espetacular, não somente para o trato com equinos como também para os moradores da área residencial.

Inclusive, o Haras conta com um hotel que possui decoração inspirada nas casas de campo inglesas, além de serviços impecáveis e uma atmosfera incomparável com “english touch” em todos os detalhes. O local é ideal para quem busca viver experiências inesquecíveis

O centro hípico do haras Larissa é um dos melhores do mundo, com 104 cocheiras, equipe veterinária, equipe de tratadores, picadeiro completo e pistas de grama e areia, todas com dimensões oficiais.

O condomínio também possui um campo de golfe com projeto de Dan Blankenship, um dos mais renomados course designers. Além disso, há uma Tennis Academy, um espaço com sete quadras de tênis, sendo uma de grama, duas cobertas, duas rápidas e duas de saibro, o projeto é de Koch Tavares e possui aprovação da Associação dos Tenistas Profissionais..

Há ainda uma Polo Academy, com grama tifton e um avançado sistema de drenagem, ideal para quem quer aprender ou já gosta do esporte. O condomínio também possui uma fazenda com criação de gado leiteiro com dieta especial produzida na própria fazenda.

A Coelho da Fonseca possui uma seleção especial de imóveis para quem busca investir em uma casa de campo no Haras Larissa Monte Mor, um dos condomínios fechados mais completos do Brasil, perfeito para quem quer ter a melhor experiência da vida no campo.

Você também pode gostar de ler