Conheça 9 Restaurantes em São Paulo com Estrela Michelin

Conheça 9 restaurantes em São Paulo com Estrela Michelin 2021

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

O Brasil conta com 14 estabelecimentos estrelados, sendo dez restaurantes em São Paulo com Estrela Michelin. Publicado pela primeira vez em 1900, o famoso guia foi criado pelo francês André Michelin, engenheiro, industrial e fundador da fabricante de pneus. 

A intenção era unir o crescimento do mercado automobilístico com a promoção do turismo, proporcionando aos clientes da marca um roteiro com os melhores hotéis e restaurantes ao redor do mundo.

Atualmente o guia possui mais de 30 mil avaliações em mais de 30 países espalhados por três continentes. 

A metrópole paulista não poderia ficar de fora do guia, justamente por ser internacionalmente reconhecida pelo seu magnífico mercado de luxo, servindo como sede de empresas renomadas, como a Coelho da Fonseca.

 

Guia Michelin Brasil

No momento o Brasil não conta com nenhum restaurante com três estrelas, entretanto são diversas as opções bem avaliadas do guia, com uma ou duas estrelas.

Os restaurantes estrelados em São Paulo contam com muitos elogios, apresentando potencial para atingir o patamar máximo do famoso roteiro de viagens. 

As avaliações do guia Michelin baseiam-se em critérios muito específicos e cada uma das estrelas possui uma graduação que vai da menor para a maior:

 

  • restaurantes com uma estrela são classificados como muito bom na sua categoria;
  • duas estrelas significam uma cozinha excelente que justifica um desvio durante um passeio;
  • três é o máximo, sendo classificado como uma cozinha excepcional que justifica uma viagem.

 

O prêmio máximo é concedido após um longo processo e muito debate. Os estabelecimentos são visitados várias vezes por diferentes inspetores anônimos a fim de garantir a qualidade contínua dos serviços ofertados. 

Os inspetores do guia Michelin seguem seis valores fundamentais durante suas visitas: anonimato, independência, expertise, confiabilidade, paixão e qualidade.

 

 

Estes critérios são essenciais para garantir à equipe avaliadora e aos estabelecimentos avaliados um alto padrão de qualidade, entregando somente o melhor do melhor para os leitores do guia.

 

Como um restaurante consegue estrelas Michelin?

Apesar do alto padrão exigido, todos os estabelecimentos gastronômicos estão aptos a entrarem no guia e receberem uma estrela Michelin, desde que atendam aos critérios estabelecidos:

 

  1. qualidade dos produtos;
  2. domínio do sabor e técnicas culinárias;
  3. a personalidade do chef na sua cozinha;
  4. relação qualidade/preço;
  5. consistência entre visitas.

 

Os inspetores responsáveis pelas avaliações são escolhidos minuciosamente, sendo todos funcionários em tempo integral do grupo Michelin e com vasta experiência em hotelaria e turismo. 

A maior parte estudou nas melhores escolas de hotelaria do mundo, viajou bastante e viveu ou trabalhou em vários países.

As avaliações são feitas de forma anônima, para que os inspetores não recebam nenhum tipo de tratamento especial. Todas as refeições são pagas e os critérios avaliados de forma não aparente. Alguns inspetores tiram fotos para redes sociais, como muitos outros clientes regulares, o que permite que a experiência seja registrada, mas sem levantar suspeitas.

 

Restaurantes com estrela Michelin São Paulo

O Brasil é um país reconhecido por ter uma cultura rica e gastronomia variada, além das diversas opções turísticas que agradam a todos os gostos. 

Sendo assim, claro que os restaurantes brasileiros não iriam ficar de fora das avaliações do Guia Michelin, contando inclusive com diversos restaurantes em São Paulo com estrela Michelin.

Além dos restaurantes estrelados, o guia possui uma lista chamada Bib Gourmand, com estabelecimentos mais informais e excelente custo-benefício. 

Em 2021 foram classificados 14 restaurantes com a honraria de participar da lista do famoso roteiro de gastronômico. São nove restaurantes em São Paulo com estrela Michelin:

 

  • D.O.M –  Chef Alex Atala (duas estrelas);
  • Ryo – Edson Yamashita (duas estrelas);
  • Evvai – Chef Luiz Filipe Souza (uma estrela);
  • Huto – Chef Fábio Honda (uma estrela);
  • Jun Sakamoto – Chef Jun Sakamoto (uma estrela);
  • Kan Suke – Chef Egashira Keisuke (uma estrela);
  • Kinoshita –  Chef Tadashi Shiraishi (uma estrela);
  • Maní – Chef Helena Rizzo (uma estrela);
  • Picchi – Pier Paolo Picchi (uma estrela).

 

Restaurantes 2 estrelas Michelin Brasil: D.O.M –  Chef Alex Atala

Liderado pelo internacionalmente famoso chef Alex Atala, o D.O.M. é uma verdadeira experiência gastronômica.

 

 

O restaurante propõe uma nova forma de experimentar a culinária brasileira utilizando técnicas contemporâneas e ingredientes nativos. O local é um dos mais famosos restaurantes em São Paulo com estrela Michelin.

Os pratos são elaborados a partir da gastronomia amazônica e indígena, com ingredientes marcantes como tucupi, jambu e palmito pupunha. 

O guia Michelin cita que “Alex Atala é o chef brasileiro mais conhecido internacionalmente, um status merecido graças a propostas que… Sempre têm algo a dizer! Concebe a cozinha brasileira como ‘um sonho viável’”.

 

Ryo Gastronomia – Edson Yamashita

Para os amantes da milenar arte da comida japonesa, o Ryo Gastronomia é a experiência gastronômica ideal. 

O restaurante oferece um atendimento extremamente personalizado e exclusivo, atendendo a somente oito pessoas por vez com um altíssimo padrão de qualidade, e merecendo seu posto como um dos restaurantes em São Paulo com estrela Michelin. 

O restaurante nasceu em 2016 e surgiu do sonho de três amigos de infância que tinham vontade de criar um espaço onde pudessem proporcionar experiências japonesas autênticas em São Paulo. 

Atualmente, o Chef Edson Yamashita prepara e serve as refeições diretamente para os clientes, tanto da cozinha quente quanto da tradicional cozinha japonesa kaiseki.

 

Restaurantes 1 estrela Michelin Brasil

A seguir, apresentamos os restaurantes com uma estrela no Guia Michelin Brasil, com opções para todos os paladares: comida brasileira, japonesa, italiana, clássica ou contemporânea.

 

  • Maní – Chef Helena Rizzo: mundialmente reconhecida, a Chef Helena Rizzo comanda o Maní, um restaurante com estética e cardápios tipicamente brasileiros, onde a criatividade e o amor pela gastronomia são os principais ingredientes.

  • Evvai – Chef Luiz Filipe Souza: cozinha moderna e criativa, o Evvai possui raízes italianas. O menu é dividido em duas vertentes, uma mais tradicional com pratos a la carte e outra vertente, mais moderna, que pode ser experimentada no menu degustação.

  • Huto – Chef Fábio Honda: famoso pelos menus Omakase (significa “deixe-se aconselhar” em japonês), o Huto é um dos mais famosos restaurantes em São Paulo com estrela Michelin. Aqui o chef seleciona o menu, criando uma experiência extraordinária e única.

  • Jun Sakamoto – Chef Jun Sakamoto: o Jun Sakamoto é reconhecido por ter os melhores niguiris. O restaurante fica em uma casinha quase escondida, e sem indicativo nenhum de que ali funciona um dos restaurantes em São Paulo com estrela Michelin. O local possui apenas 36 lugares e disponibiliza 8 assentos junto ao balcão para refeições exclusivas de menu degustação preparado pelo chef.

  • Kan Suke – Chef Egashira Keisuke: tradicional e reservado são palavras que descrevem perfeitamente o Kan Suke, restaurante em São Paulo com estrela Michelin que fica localizado em uma galeria comercial e possui pouquíssimos lugares no balcão. Sem ostentação, o luxo aqui fica por conta da experiência única de presenciar e provar as maravilhas culinárias do chef Egashira Keisuke.

  • Kinoshita –  Chef Tadashi Shiraishi: foi o primeiro restaurante da cidade a apostar na cozinha kappo, uma vertente da culinária japonesa mais sofisticada e elaborada. A novidade e a capacidade de entregar culinária de alto padrão classificou o Kinoshita como um dos restaurantes em São Paulo com estrela Michelin.

  • Picchi – Chef Pier Paolo Picchi: cozinha 100% italiana que remete às refeições de domingo em família. Culinária acolhedora, que trabalha muito a memória afetiva e inova receitas clássicas.

Além dessas sugestões preciosas, vale a pena consultar os mais de 30 restaurantes de São Paulo presentes na lista Bib Gourmand, com alternativas para todos os gostos. Afinal, nada como curtir a vida usufruindo do que ela pode oferecer de melhor – e comida boa é um desses itens. Aproveite!

Você também pode gostar de ler