capa-torre-amazon

Descubra aqui o que chama atenção nos novos escritórios da Amazon

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Os escritórios da Amazon vão ser repaginados e chama a atenção do ramo de tecnologia, porque a empresa surpreende o mercado por não valorizar a tendência do momento: o home office. A empresa anunciou a pouco tempo que iria construir uma segunda sede em Arlington (Virgínia, EUA).

Para entender melhor o porquê dessa decisão polêmica, continue lendo o artigo e veja um pouco mais sobre o conceito e como pode influenciar na imagem da marca. Então, siga conosco para entender o motivo da ousadia da instituição.

 

Como é a proposta dos novos prédios

A ideia dos novos escritórios da Amazon é inovadora pelo momento em que vivemos. Mesmo antes da pandemia, a ideia de ampliar o home office era unânime entre os grandes centros. Portanto, a postura da empresa surpreendeu a todos.

O local escolhido, Arlington, para construção  desse novo ambiente foi próximo a cidade de Washington. Ela foi escolhida por ser um polo industrial interessante e que está próxima a um grande centro econômico.

Esse projeto está focado em ser um complexo de três edifícios ao redor da torre espiral Helix. Estima-se que sua altura chegue aos 106 metros com as suas torres. O formato foi pensado para remeter a um cone, o que despertou a curiosidade. 

O diferencial dos escritórios da Amazon é que conforme o edifício se eleva surge um conjunto de plantas. Esse é um dos principais pontos que influenciam na nova imagem que a empresa deseja apresentar.

 

 

A ideia por trás do conceito

Esse projeto foi assinado pelo escritório NBBJ Design. Assim, a ideia é unir a sustentabilidade e a tecnologia de uma forma orgânica. O intuito foi fornecer um ambiente interessante e bom para a sociedade e os trabalhadores.

Os 22 andares pretendem passar uma visão moderna, mas unida à natureza. Portanto, os escritórios da Amazon pretendem mudar a estética da cidade e de seus arredores. Isso faz com que a ideia receba muitas críticas, algumas positivas e outras negativas.

 

Sustentabilidade dos escritórios da Amazon

A empresa é a maior do ramo e tem alcance mundial na venda de produtos diversos. Sendo assim, todas as ações que ela toma em sua gestão tendem a ser muito observadas. Então, agir contra o que se esperava de uma potência criou várias dúvidas.

O principal foco do novo edifício é a sustentabilidade, mostrando o quanto a marca se importa. Portanto, a construção vai propor um estilo de interação contínua com o meio ambiente. O que prevê que as pessoas dos arredores se beneficiem.

Seu design em Helix é o que faz os escritórios da Amazon se destacarem no ambiente escolhido. Pois, por meio dele o prédio se torna um carrossel, inspirado em DNA. Isso permitiu que a presença de árvores e jardins pudesse ser mais efetiva e chegar ao topo.

O conceito dessa união associa a marca ao meio ambiente, deixando-o presente em suas construções. Assim, a empresa mostra que se importa com a natureza e com a preservação.

 

Conceito interligado a marca

Sua primeira sede em Seattle já é bastante conhecida por possuir um grande número de jardins. Ou seja, é comum que os escritórios da Amazon tenham uma relação com a sustentabilidade.

Fora a torre principal do projeto, o ambiente ainda conta com outros edifícios. Neles terão espaços de incentivo à criatividade e de utilidade geral. Então, algumas das principais funções que devem acontecer são:

  • Shows;
  • Feiras de produtores;
  • Espaços de entretenimento;
  • Ambientes de startups parceiras.

 

Diferenciais do projeto

O local terá um diferencial também para o transporte, por ser ligado por ciclovias. Elas terão proteção para dar mais segurança aos funcionários e clientes que se locomovem. Além de funcionar como um incentivo para a diminuição do uso de carros.

Esses novos escritórios da Amazon pretendem ter um consumo energético benéfico. Por isso, deseja usar fontes limpas de geração e armazená-la. Essa ideia é importante para diminuir custos e tornar-se mais eficiente.

A empresa deseja aplicar um sistema de aquecimento central em todos os prédios de seu projeto. Ele será elétrico, enquanto a refrigeração terá o fornecimento de uma fazenda solar, em Virgínia. Os outros espaços entre os 2,5 hectares poderão compor áreas públicas como: 

  • Passarelas; 
  • Varejo;
  • Paisagismo.

Para evitar o tráfego de veículos em seu ambiente principal os caminhões irão descarregar no subsolo. Assim, a marca pensou em como aproveitar a maior parte de seus ambientes de forma ecológica.

 

Controversas dos escritórios da Amazon

As obras dos escritórios da Amazon vêm sendo criticadas pelos residentes da região. Eles afirmam que as construções deixarão o local mais elitista, com um processo de gentrificação. Afinal, expulsará pessoas pobres e que vivem em situação de rua da área.

Para evitar esse problema a empresa prometeu doar U$ 2 bilhões para construção de moradias populares. Assim, esse valor deve ser destinado a organizações das cidades em que o projeto será iniciado.

Em Arlington, por exemplo, a instituição criou instalações para a sociedade local. Logo, o intuito era demonstrar que esses escritórios da Amazon são elaborados para atender a toda comunidade. Mas, a ação não afastou a desconfiança geral da população.

 

Por que não investir em Home Office?

Grandes marcas como Facebook, Google e Microsoft pretendem ampliar o trabalho em casa, mas a empresa não, porque a sua estratégia tem sido ampliar seus escritórios físicos nos últimos anos. 

Essa expansão pretende gerar cerca de 3,5 mil novos trabalhos nas próximas décadas. As vagas estarão principalmente em seus ambientes de trabalho de:

  • Nova York;
  • Dallas;
  • Phoenix;
  • Denver;
  • San Diego;
  • Detroit.

Mesmo com a pandemia vigente, a instituição propõe que seus novos locais sejam colaborativos. Isso irá fazer com que os empresários visitem seus ambientes para trabalhar em grupo. 

 

Como os novos escritórios da Amazon impactam a sociedade

Os novos escritórios da Amazon querem conectar as pessoas com a natureza e incentivar o desenvolvimento. Sendo assim, pretendem construir uma área nova que seja muito sustentável.

A sua nova sede terá um prédio com um projeto de arquitetura ousada. Além disso, irá consumir energias limpas e ter muitas árvores em sua composição. O que permitirá um ambiente de trabalho mais saudável e feliz.

Você também pode gostar de ler