LoveFrom Design

LoveFrom Design, empresa do ex-Apple Jony Ive, assina parceria com Ferrari

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

O formato e desenho utilizados nos smartphones são até hoje inspirados pelo primeiro telefone do tipo: o iPhone. Agora o criador deste clássico design está entrando para a indústria automobilística com sua nova empresa: a LoveFrom Design.

A Apple é até hoje líder de vendas no Brasil. Apesar de seus produtos serem conhecidos pelos preços elevados, a marca é uma das mais bem estabelecidas no mercado de luxo brasileiro.

O primeiro modelo de smartphone foi desenhado por Jony Ive, antigo designer da Apple que, além de revolucionar a indústria de tecnologia removendo o teclado dos aparelhos de mão, também foi responsável pela criação de outros produtos icônicos, como o iMac G3, iPod, iPad, MacBook Air e o Apple Watch.

O designer mundialmente famoso saiu da histórica empresa de tecnologia e juntou-se ao colega Marc Newson para montarem sua própria empresa, a LoveFrom Design. Com uma equipe renomada, em poucos meses a marca se consolidou no mercado, conquistando um contrato de parceria criativa com a Ferrari. 

Profissionais como Newson e Ive tratam o design como uma forma de inspirar a beleza no mundo, sem deixar de lado as necessidades práticas e funcionais do dia-a-dia.

 

LoveFrom Design: história

Além de Jony Ive e Marc Newson, a LoveFrom Design também conta com pelo menos outros quatro antigos colaboradores da Apple, seus nomes são: Wan Si, Chris Wilson, Patch Kessler e Jeff Tiller. Todos estão listados no LinkedIn como colaboradores da organização. 

O site da LoveFrom foi lançado recentemente, e a única explicação sobre a marca que lá consta é: “Somos um coletivo criativo. Somos designers, arquitetos, músicos, cineastas, escritores, engenheiros e artistas”. 

Sendo assim, a LoveFrom não aparenta ser uma empresa de design convencional, abrindo portas para diversas possibilidades sobre seus contratos de “parceria criativa”.

 

Jony Ive e sua nova empresa

Jony Ive é sem dúvidas o nome mais cotado da empresa, tendo recebido em 2012 o título de “Cavaleiro” por suas contribuições e sendo reconhecido com o título de “Sir”.

Entretanto, é necessário ressaltar que seu sócio, Marc Newson, também é um dos maiores nomes do mundo na área de design industrial, tendo uma variedade de projetos reconhecidos como símbolos culturais.

A fundação da LoveFrom Design por estas duas figuras extremamente renomadas do mundo do design e do luxo acabou criando um burburinho no mercado, a respeito das possibilidades criadas por tal parceria.

 

Jony Ive Designs

Alguns dos trabalhos anteriores de Ive podem oferecer um vislumbre sobre o tamanho das inovações esperadas da LoveFrom Design. 

Jony Ive foi responsável pela criação do design minimalista, tão reconhecido nos produtos Apple. O designer foi responsável pela retirada dos teclados tão comuns nos primeiros smartphones, abrindo espaço para tela e inserindo o modelo que conhecemos atualmente.

Antes mesmo dos smartphones, Ive também participou da criação de outro projeto icônico da Apple: o iMac G3, com seu formato côncavo e partes transparentes e coloridas, permitindo ao usuário ver a parte interna da máquina.

 

Protótipo do iMac G3 Graphite, foto por Jim Abeles

 

Ive arriscou muito ao propor um modelo de smartphone com tela multitoque, e segundo o próprio Steve Jobs “A diferença que Jony fez, não apenas na Apple mas no mundo, é enorme”.

 

Ferrari e LoveFrom Design

Marc Newson é reconhecidamente apaixonado por carros, sendo assim, quando a LoveFrom Design e a Ferrari anunciaram um acordo de parceria criativa a longo prazo, não se sabia o que esperar. 

Newson e Ive são reconhecidos como designers revolucionários, mundialmente famosos por criações inovadoras e que até mesmo ajudam a desenhar o futuro da tecnologia humana.

Os sócios declararam: “Estamos empolgados em entrar em uma colaboração tão importante e de longo prazo com a Ferrari e, mais amplamente, com a Exor”. Segundo a publicação no site oficial, a Ferrari afirma que a colaboração irá se expandir para outros ramos do mercado de luxo.

Devido a pluralidade de profissionais presentes no “coletivo criativo”, espera-se que a LoveFrom Design receba convites para atuar em diversas áreas, inclusive no segmento de moda, uma vez que a Exor detém a marca Shang Xia.

 

Equipe da Apple na Ferrari

Além da parceria criativa, Ive também foi chamado para fazer parte do conselho de parceiros da Exor, um grupo responsável por explorar novas possibilidades de negócios e propor novas ideias para a empresa.

Segundo Newson, “Como proprietários e colecionadores da Ferrari, não poderíamos estar mais felizes em colaborar com essa extraordinária empresa e, em particular, com o time de design guiado com experiência por Flavio Manzoni. Vemos uma oportunidade única e empolgante em colaborar juntos e acreditamos que vamos produzir resultados notáveis e de valor”.

 

 

Ive também é reconhecido pelo seu amor ao universo automobilístico, possuindo em sua garagem modelos como Aston Martin Vanquish, Bentley Brooklands e Mulsanne, além de um clássico Rolls-Royce Silver Cloud.

 

Novo carro elétrico da Ferrari

O primeiro projeto confirmado advindo da parceria criativa é a criação do primeiro carro elétrico da Ferrari. Segundo Newson, ambos os sócios são proprietários de carros da marca e admiradores da história da marca do Cavallino Rampante.

É esperado que a empresa de Newson e Ive trabalhe em parceria com a Exor na criação dos modelos de alguns modelos novos para a Ferrari, entre eles o do primeiro carro elétrico da marca.

A Ferrari é conhecida por seus motores a combustão, sendo automaticamente associada a esportes como a Fórmula 1. A marca é reconhecida por seus carros de elevado desempenho, sendo inevitável a associação de seus carros à queima de combustíveis fósseis.

Com o aumento da demanda de mercado por carros elétricos, a Exor viu na LoveFrom Design uma ótima oportunidade de aliar o futuro automobilístico da marca com a necessidade de adaptar-se aos novos tempos. 

Apesar do contrato de colaboração atual ser com a Ferrari, nada impede que seja estendido às outras marcas de automóveis do grupo, como a Fiat Chrysler, Citroën e a Maserati. 

A previsão é de que a Ferrari tenha seu primeiro modelo totalmente elétrico rodando pelas estradas até 2025.

Você também pode gostar de ler