Como criar um projeto de jardim vertical de luxo

Dicas e inspirações para criar um projeto de jardim vertical de luxo

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

O jardim vertical de luxo ou parede verde é uma tendência que tem surgido com o estilo urban jungle, em que a utilização de plantas dentro de casas e apartamentos possibilita um contato com a natureza mesmo em grandes centros urbanos.

O estilo se difundiu tanto nos últimos anos que já existem diversas estruturas prontas para acomodação de plantas, inclusive instaladas em imóveis de luxo, como os disponibilizados no site da Coelho da Fonseca.

Os amantes de plantas são um público cada vez maior por conta do aumento de informações e inspirações sobre o hobbie. Com a facilidade de aprender sobre como ter e cuidar de plantas, houve um aumento no número de interessados e, consequentemente, de colecionadores.

 

Urban jungle na decoração de interiores

Algumas das espécies mais conhecidas utilizadas na decoração de interiores são a Costela de Adão, a Espada de São Jorge, as jibóias, samambaias, cactos e suculentas, todas elas variando em níveis de necessidade de água e luz.

Um jardim vertical de luxo pode contar com diversos tipos de espécies, com as mais variadas formas de cuidados. Para os que amam plantas mas não têm tempo para se dedicar à jardinagem, também é possível montar uma coleção com espécies que demandam pouco cuidado e baixo número de regas.

O nicho de plantas para o mercado de luxo tem crescido muito nos últimos anos, com espécies raras sendo comercializadas a preços que chegam a R$ 150 mil. A área também conta com seus “digital influencers”, em maior parte biólogos ou amadores, que disponibilizam informações sobre cuidados e curiosidades sobre plantas.

 

Plantas na decoração

O luxo tem se tornado cada vez mais sinônimo de qualidade de vida e conforto. Para manter essas prerrogativas, o contato com a natureza é essencial. O jardim vertical de luxo é uma alternativa para trazer o verde e um pouco da natureza para dentro dos imóveis nas cidades.

 

Plantas na decoração

 

O jardim vertical de luxo pode ser instalado em casa ou apartamento, desde que no ambiente haja um mínimo de luz solar e vasos com espaço adequado para o crescimento das raízes.

Para utilizar plantas na decoração é essencial lembrar que mesmo as mais “independentes” precisam de três fatores essenciais: luz, água e nutrientes. O que muda de uma planta para outra é a quantidade necessária para que elas cresçam fortes e bonitas.

O principal uso de plantas na decoração é embelezar o ambiente, trazendo um toque de vida e cor ao espaço. Entretanto, há outros fatores benéficos em se ter este tipo de item decorativo, como redução da poluição no ar e redução da poluição sonora, além de contribuir para o equilíbrio térmico.

 

Quais plantas utilizar em um jardim vertical de luxo?

Alguns pontos são importantes na hora do planejamento para montar seu jardim vertical de luxo. Antes de tudo, é necessário impermeabilizar a área onde o painel será instalado, evitando assim que haja troca de umidade entre as plantas e a parede, o que pode vir a causar danos estruturais a longo prazo. 

Lembre-se também de utilizar uma tela plástica entre o painel e a parede, formando uma segunda camada de proteção.

É importante ressaltar que apesar de um jardim vertical de luxo ser um projeto de fácil planejamento e execução, sempre é recomendado que haja participação de um profissional experiente, de forma a garantir que não ocorram acidentes no futuro.

 

 

O ideal é escolher uma parede onde haja meia sombra ou luz solar indireta, por ser preferida pela maior parte das plantas. Deve-se também escolher uma parede firme para suportar o peso das instalações. Neste caso, paredes de drywall não são indicadas!

Além disso, procure evitar locais com instalações elétricas e hidráulicas, uma vez que os furos feitos para permitir a sustentação das plantas podem acabar furando canos ou passando umidade para a rede elétrica, causando danos futuros.

A escolha das espécies presentes no seu jardim vertical de luxo deve ser feita de forma a condizer com sua rotina e a incidência de luz no local onde ele será instalado. Para que seu jardim esteja sempre bonito é importante que sejam feitas podas regulares, de forma que as plantas não prosperem somente na vertical, deixando a aparência do jardim menos agradável.

 

Jardim vertical externo

Em um jardim vertical externo é provável que as plantas estejam sujeitas às intempéries, como chuva, vento e dias de sol forte. Para este tipo de jardim vertical de luxo é importante evitar o uso de plantas que não se adaptam bem aos ventos e intempéries, caso das samambaias, que não podem ficar expostas ao vento pois acabam perdendo suas folhas.

As plantas ornamentais indicadas para jardim vertical de luxo externo são:

 

  • lambari-roxo;
  • colar-de-pérolas;
  • tillandsia;
  • flor canhota;
  • orquídea-grapete;
  • flor de coral;
  • hera inglesa;
  • trapoeraba roxa
  • brilhantina.

 

Para os que buscam plantar temperos, também é possível ter um jardim vertical de luxo como uma hortinha. Alguns dos temperos indicados para a área externa são alecrim, cebolinha, coentro, hortelã, manjericão, pimenta e tomilho.

Os temperos muitas vezes exigem um pouco mais de cuidado do que as plantas ornamentais. Para os que procuram formas mais fáceis de cuidar é indicado evitar o plantio por sementes, preferindo-se que sejam compradas mudas já grandes e fortalecidas pelo tempo.

 

Jardim vertical interno

O jardim vertical de luxo interno é um dos mais populares, visto que pode ser instalado em qualquer área, de qualquer imóvel, inclusive apartamentos. Este tipo de jardim possibilita a criação de plantas ornamentais e temperos dentro de casa, desde que haja o básico para o desenvolvimento das plantas.

Algumas das plantas ornamentais indicadas para um jardim vertical de luxo interno são:

 

  • samambaias;
  • antúrios;
  • bromélias;
  • lírios;
  • ninho-de-passarinho;
  • singônio;
  • dinheiro-em-penca;
  • peperômia;
  • véu-de-noiva;
  • suculentas;
  • flor-batom.

 

Já para quem busca um jardim vertical de luxo com temperos, pode apostar em plantas como pimenta dedo-de-moça, sálvia, salsa, orégano, tomilho e hortelã. 

Vários temperos se adaptam bem tanto em jardins internos quanto externos, procure recomendações específicas e fique de olho para ver como sua plantinha se adapta em cada espaço.

O aumento de decorações utilizando plantas como jardim vertical de luxo e telhados verdes tem sido visível, uma vez que há uma necessidade crescente de se criar espaços que sejam confortáveis e proporcionem contato com a natureza. 

A Coelho da Fonseca possui diversas opções de imóveis, tanto em centros urbanos quanto em locais mais próximos do campo. São mais de 40 anos atendendo ao mercado de luxo, promovendo conforto e qualidade de vida.

Você também pode gostar de ler