ibirapuera

Ibirapuera: sofisticação em meio à natureza

A região vizinha ao Parque Ibirapuera se consolida como um dos metros quadrados mais valorizados da cidade

Verde, verde e mais verde! É assim o entorno de quem escolhe morar em um dos bairros mais cobiçados de São Paulo: o Ibirapuera. Eleito como o melhor parque do mundo pelo jornal britânico The Guardian, o cartão postal paulistano ficou na frente dos parques Buttes-Chaumont, em Paris, e Boboli, em Florença. 

Criado por Roberto Burle Marx – arquiteto e paisagista que combinou as estéticas cubista e surrealista ao paisagismo nativo brasileiro – o Ibirapuera abriga muito mais do que belos jardins e lagos em seus 158 hectares. Estão ali também obras arquitetônicas modernas de importância imensurável assinadas pelo mestre Oscar Niemeyer, como a Oca, a Bienal, o auditório e o Museu de Arte Moderna (MAM). Os edifícios culturais são conectados por uma sinuosa marquise, parte do projeto concebido por Niemeyer.

O verde do Parque avança para as ruas do entorno do bairro, todas muito arborizadas e agradáveis, contribuindo com a qualidade do ar e garantindo temperaturas mais amenas quando comparada a outras regiões da capital. Com boa oferta de espaços ao livre para a prática de exercícios físicos, como ciclovias, trajetos de corrida e caminhada, quadras de esporte e aparelhos de ginástica, a região tem sido bastante frequentada pelos amantes dos esportes sobre a areia, como o beach tennis e o futevôlei. As práticas ganharam muitos adeptos nos últimos meses e as quadras do Arena Ibirapuera se tornaram disputadas.

A região ainda é um convite para mergulhar em alguns dos espaços culturais mais interessantes da cidade, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu de Arte Moderna (MAM). O bairro também abriga eventos importantes, como a Bienal Internacional de Arte de São Paulo, que anualmente reúne as mais prestigiadas galerias do país e exterior, e atrai um seleto público de colecionadores. 

Os restaurantes do bairro Ibirapuera são um convite a uma experiência gastronômica completa. Entre os endereços, destaque para o Vista, na cobertura do MAC-USP, onde são servidas delícias brasileiras, como leitoa à pururuca e arroz de frutos do mar, com a paisagem da cidade de pano de fundo. Para quem quer degustar de bons drinks, coquetéis e aperitivos, vale a visita ao Vista Balcão, no mesmo local.

Já os adeptos da gastronomia saudável preferem disputar uma mesa na concorrida Frutaria São Paulo. Se a busca é por alta gastronomia, o  Attimo Per Quattro, especializado na culinária italiana, que já ganhou estrelas Michelin por dois anos consecutivos, é uma boa pedida.

Por fim, a localização estratégica do bairro faz dele ainda mais cobiçado. Dali, é possível chegar facilmente a regiões nobres da cidade, como Vila Nova Conceição, Jardins e Moema. O Ibirapuera se conecta também aos centros financeiros e corporativos da Avenida Paulista e Avenida Faria Lima.

Confira os imóveis disponíveis para a venda ou locação do bairro Ibirapuera em SP