higienópolis

Higienópolis: tradição e cultura

Excelência arquitetônica marca o bairro de Higienópolis

Higienópolis é sinônimo de tradição. Estabelecida como uma região residencial a partir do século XX com a instalação de mansões e prédios seguindo o estilo modernista, projetados por nomes como Franz Heep e Rino Levi, o bairro é reconhecido por seus edifícios com qualidade arquitetônica sem precedentes. As ruas largas, bem arborizadas e a diversidade de comércios e serviços fazem com que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Higienópolis esteja entre os mais altos da capital paulista, atestando a excelente qualidade de vida proporcionada pela região.

Para os amantes da boa gastronomia, o bairro oferece um leque de opções. A culinária italiana está muito bem representada pelo restaurante Modi, enquanto o bistrô Carlota, da chef gaúcha Carla Pernambuco, proporciona o que há de melhor na gastronomia brasileira.  Há ainda os endereços contemplados no Guia Michelin, como o Pobre Juan, o Ici Bistrô e o Sal Gastronomia, e os especializados em massas e pizzas, como a Bráz, a Veridiana e o Jardim de Napoli. Há ainda excelentes opções gastronômicas no entorno da Praça Vilaboim, um ponto central do bairro que abriga uma das melhores bancas de jornais e revistas da cidade – há ali uma seleção de publicações internacionais que não são encontradas nem mesmo em livrarias da capital.

O bairro é muito conhecido também por suas padarias, como a Benjamin, na Rua Maranhão; a Barcelona, na Rua Armando Penteado, que conquistou a clientela com seus frios bem cortados; e a Aracaju, reconhecida por oferecer o melhor pão caseirinho do bairro. Há ainda a novata Fabrique, com pães e croissants fidedignos a receitas parisienses.

Centros culturais e áreas verdes consolidam um roteiro de lazer e cultura no bairro de Higienópolis. O Teatro FAAP merece destaque tanto por sua arquitetura, quanto pela programação criteriosa. Já o Museu de Arte Brasileira possui um acervo rico e que vale a visita. O Instituto Artium, instalado em um dos poucos casarões centenários sobreviventes no bairro, é uma novidade. O espaço foi revitalizado e aberto ao público com exposições que vão do dadaísmo até a literatura. 

O emblemático Parque Buenos Aires atrai os moradores do entorno com o playground recém-reformado, espelho d’água e gramados sombreados. Há ainda a Praça Esther Mesquita, com sua barraca de coco geladinho que faz sucesso entre os moradores do bairro. A região conta com o Shopping Higienópolis, com boa seleção de restaurantes e lojas. A educação é outro ponto de destaque da região, com o tradicional Colégio Rio Branco, assim como o Colégio e Universidade Mackenzie e a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Confira os imóveis disponíveis para a venda ou locação do bairro Higienópolis em SP