grandes arquitetos imagem principal

Casas assinadas por grandes arquitetos

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Sabemos que em alguns bairros da cidade de São Paulo podemos nos deparar com uma variedade de imóveis com certo ar de exclusividade, chamando atenção entre as demais moradias. 

Mas mesmo dentro desse seleto grupo de destaque, algumas casas carregam uma importância que vai além da estética e da funcionalidade. Estamos falando dos projetos que recebem a assinatura de grandes arquitetos, muitas vezes celebrados e premiados pela comunidade da arquitetura.

Nesse artigo falaremos um pouco sobre os imóveis com essas características e sobre a trajetória de alguns dos principais nomes da arquitetura brasileira. 

Arquitetura em São Paulo

De fato, a arquitetura em São Paulo é relevante não apenas em nível nacional. Profissionais de todas as partes do mundo reconhecem Sampa como uma grande referência de construções criativas e inovadoras.

Muito além do Copan ou do Edifício Martinelli, a maior cidade do Brasil reserva incríveis atrações para quem aprecia arquitetura. Eis aqui um roteiro arquitetônico de edifícios assinados em São Paulo:

  • Edifício Cinderela – João Artacho Jurado;
  • Germaine Burchard – Enrico Brand;
  • Edifício Louveira – Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi;
  • Paulicéia – Gian Carlo Gasperini e Jacques Pilon;
  • Edifício Esther – Álvaro Vital Brazil;
  • Edifício Planalto – João Artacho Jurado;
  • Prudência – Rino Levi;
  • Edifício Saint Honoré – João Artacho Jurado;
  • Edifício Santa Elisa – Arnaldo Maia Lello;
  • Edifício Viadutos – João Artacho Jurado.

Escritórios de arquitetura São Paulo

Conforme o apreço pela arquitetura vem ganhando cada vez mais força, vão surgindo novos nomes e novos escritórios que atendem as mais diversas demandas. 

E fazendo jus à importância para o segmento, a capital paulista não poderia deixar de abrigar alguns dos mais renomados estúdios não só do país, como também da América Latina. Alguns deles são:

  • Nitsche Arquitetos;
  • Studio Arthur Casas;
  • FGMF Arquitetos;
  • Atelier Marko Brajovic;
  • Estúdio Guto Requena;
  • Ar Arquitetos;
  • Apiacás.

Vale lembrar que, segundo uma pesquisa recente divulgada pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), cresce cada vez mais o número de arquitetos cadastrados no conselho.

Nesse quadro, São Paulo continua sendo o estado com mais profissionais em atividade, representando mais de 70% das RRTs emitidas no Brasil.

Grandes arquitetos brasileiros

A arquitetura brasileira tem um enorme valor para as artes em geral e é uma referência de peso quando o assunto é exuberância, senso de modernidade, linhas dinâmicas e funcionalidade.

 

grandes arquitetos

 

Como afirmou Paloma Vera, arquiteta mexicana do renomado escritório de arquitetura Canovera:

“Brasil é um dos melhores exemplos de como a herança se transforma. Os períodos luso, colonial, moderno e contemporâneo seguiram uma linha coerente de maturação, onde o passado não é visto como um fardo, nem se projeta em um futuro alheio. A arquitetura contemporânea descansa sobre as bases sólidas da modernidade, onde se define a autonomia da arquitetura brasileira”.

Junto com a fama do país dentro desse segmento, também ganham destaque alguns nomes que já acumulam uma série de projetos premiados.

 

Arquitetos paulistas famosos

Como São Paulo lidera a produção de arquitetura no país, consequentemente, a cidade abriga maior número de profissionais famosos.

Com escritórios em São Paulo e Nova York, Sig Bergamin é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos. Seu trabalho se destaca por não possuir um estilo definido, já que é a favor de misturar tendências e descobrir novas referências.

Com projetos comerciais e residenciais espalhados pelo Brasil e pelo mundo, Bergamin define seu próprio estilo como eclético e contemporâneo. Seu trabalho já foi vitrine de importantes mostras como Showhouses, Casa Cor e Vitrines, e também aparece em destaque em grandes veículos da mídia especializada.

Considerado um dos arquitetos de sucesso no Brasil, Márcio Kogan é proprietário do renomado Studio MK27, fundado na década de 1980 em São Paulo. O trabalho do escritório é caracterizado pelo modernismo e minimalismo.

Reconhecido mundialmente, Márcio Kogan já foi premiado dentro e fora do país, tendo seu trabalho como destaque em diversas mostras de arquitetura. 

Um dos grandes arquitetos da atualidade, Isay Weinfeld trabalha na área há mais de quatro décadas. Além de sua principal ocupação, dedica seu tempo entre trabalhos como cineasta, cenógrafo e design de interiores.

Premiado diversas vezes e conhecido ao redor do mundo, Weinfeld atua no desenvolvimento de obras residenciais e comerciais, com ênfase para os conceituados Boate Disco e Hotel Fasano, na capital paulista.

Já Felipe Hess adquiriu muita experiência principalmente após trabalhar em escritórios como o de Isay Weinfeld e o Triptyque Architecture.

Hess é responsável por desenvolver projetos de diferentes escalas e áreas, como edifícios comerciais e residenciais, além de desenvolver peças de mobiliário e design de interiores.

Seu trabalho é caracterizado pelo design minimalista, dando preferência para espaços abertos e poucos móveis.

Arquitetas brasileiras

Embora mulheres como Lina Bo Bardi – autora do MASP e do Sesc Pompéia – já tenham alcançado status de lenda no rol da arquitetura brasileira, uma nova geração de arquitetas vêm ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional e mundial. 

Um desses exemplos que contribui em muito para a arquitetura contemporânea brasileira é Fernanda Marques, que conta com um escritório na Zona Sul de São Paulo, na Vila Olímpia. 

Seu trabalho é conhecido principalmente por unir o moderno com o sofisticado, criando projetos exclusivos e de acordo com o gosto de seu cliente. 

Além do Brasil, suas criações podem ser vistas em países como Estados Unidos, Inglaterra e Portugal.

Especializada em paisagismo, Renata Coppola dedica-se integralmente à profissão há mais de 15 anos, desenvolvendo projetos de reforma e decoração de residências.

Entre as principais características de seu trabalho estão a incessante busca pelo conforto e minuciosa atenção em cada detalhe. Seu escritório está localizado em São Paulo, no bairro da Vila Olímpia.

Com o nome sempre citado em veículos como revistas, televisão e jornais, o trabalho de Renata frequentemente pode ser apreciado em mostras de decoração.

Marta Moreira é professora da Escola da Cidade, São Paulo, vice-presidente da Associação de Ensino Escola da Cidade e sócia-fundadora do escritório MMBB, responsável, entre outros projetos, pelo Pavilhão Brasil na Expo Dubai 2020 e pelo Sesc 24 de Maio, em parceria com Paulo Mendes da Rocha.

Grandes arquitetos modernistas brasileiros

Mais do que elaborar projetos ou definir quais objetos mais se adequam ao estilo de uma casa ou espaço comercial, os grandes arquitetos de sucesso no Brasil são, em sua maioria, reconhecidos mundialmente pelo trabalho impecável e que exprime um estilo, um jeito de fazer arquitetura que os diferencia dos demais.

Mas se o Brasil chama atenção pela qualidade da arquitetura que produz, é de fato no modernismo que faz escola.

Dentro desse contexto, esses são alguns dos grandes arquitetos:

  • Affonso Eduardo Reidy;
  • Oscar Niemeyer;
  • Lúcio Costa;
  • Lina Bo Bardi.

Arquitetura moderna foi um conjunto de movimentos e ideias que predominaram na arquitetura durante boa parte do século XX. Ela surgiu a partir do movimento Modernista, que também influenciou a arte e a cultura nesse período.

Com certeza, alguns dos projetos que você mais gosta fazem parte da arquitetura moderna, afinal ele trouxe características fundamentais que são utilizadas em grande parte dos projetos que vemos hoje.

A arquitetura moderna privilegia a simplicidade, mas ao mesmo tempo não é simplória. Ela prioriza formas simples e geométricas, livres de muitas ornamentações.

O concreto armado também é uma das principais características da arquitetura moderna.

Os cinco pontos da arquitetura moderna são:

  • Fachada livre;
  • Janelas em fita;
  • Pilotis;
  • Terraço jardim;
  • Planta livre.

Melhores casas para morar em São Paulo

Com certeza morar em uma casa ou apartamento que leva a assinatura de qualquer um dos grandes arquitetos faz toda diferença. Afinal, o reconhecimento nessa área nunca é à toa. Estamos falando de imóveis belíssimos, com alto valor estético agregado e localizados em uma das principais cidades do mundo. 

Se você gostou deste artigo, quer saber um pouco mais sobre casas assinadas por grandes arquitetos e conferir os melhores imóveis de luxo em São Paulo, não deixe de acessar nosso site!

Você também pode gostar de ler