Fotógrafos de arquitetura famosos no Brasil e no mundo

Fotógrafos de arquitetura famosos no Brasil e no mundo

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Unir as artes de fotografia e arquitetura em um tipo de expressão artística requer muito estudo e anos de prática. Há diversos fotógrafos de arquitetura famosos no Brasil e no mundo, e citaremos alguns que são considerados referência neste mercado.

A arquitetura envolve muito mais do que apenas projetos de engenharia civil e posteriormente design de interiores. A Coelho da Fonseca atua há mais de 40 anos no mercado imobiliário de luxo e conta com diversos projetos que mesclam a arquitetura como expressão artística.

 

Fotógrafos de arquitetura famosos no mundo

Um dos fotógrafos de arquitetura famosos, Fernando Willadino, diz que “A fotografia de arquitetura tem que expressar o melhor do que o arquiteto idealizou, sua digital, sua obra”. Fotografia e arquitetura sempre andaram juntas, uma vez que fotografar estruturas arquitetônicas e paisagens é algo que ocorre desde a primeira foto da história.

Quando a fotografia começou, o nível de limitações técnicas era muito alto, uma vez que era necessário um tempo de exposição prolongado, sem que o objeto fotografado se movesse, para não estragar a foto. Sendo assim, era natural que os fotógrafos escolhessem paisagens e edifícios como peça central de suas artes.

Esta caminhada entre arquitetura e fotografia já acontece em conjunto desde 1816, quando o francês Joseph Nicéphore Niepce conseguiu registrar a imagem da janela de seu quarto em um papel por meio da fotossensibilização. 

Com o decorrer do tempo e o avanço da tecnologia, a fotografia tornou-se mais fácil de ser realizada. Atualmente há diversos fotógrafos de arquitetura famosos que utilizam de diferentes técnicas e equipamentos para criar arte.

Ainda assim, a fotografia de arquitetura é muito diferente da fotografia de pessoas, uma vez que apesar do objeto fotografado estar imóvel, é preciso levar diversos outros fatores em consideração, tais como iluminação e enquadramento. 

Foram anos de estudo e prática para que os fotógrafos de arquitetura famosos pudessem consolidar suas técnicas na execução deste tipo de imagem.

 

Quem são os fotógrafos de arquitetura famosos do mundo

Os principais nomes de fotógrafos de arquitetura famosos no mundo são detentores de diversos prêmios e trabalhos veiculados mundialmente. Primeiro citaremos alguns nomes reconhecidos no exterior, entre eles:

 

  • Berenice Abbott – Fotógrafa estadunidense que retratou a arquitetura e urbanização da cidade de Nova York nos anos 1930. Faleceu em 9 de dezembro de 1991, aos 93 anos, deixando um legado imensurável para a fotografia arquitetônica.

 

  • Sérgio Castiglione – Fotógrafo argentino que atua há mais de 40 anos com fotografia e arquitetura. Atualmente mora e exibe seus trabalhos em seu país natal.

 

  • Mike Hollman – Listado entre os 13 melhores fotógrafos de arquitetura em 2015 e ganhador de diversos prêmios de fotografia. 

 

  • Daniel Cheong – Fotógrafo francês, considerado um dos melhores fotógrafos de arquitetura do mundo atualmente. Já retratou edifícios em diversos países, como França, Japão, Estados Unidos e muitos outros.

 

  • Martin Stavars – Fotógrafo polonês. Atualmente trabalha como editor chefe da ND Magazine e foi considerado o melhor fotógrafo de arquitetura do ano em 2014. Possui trabalhos expostos em vários países, como Japão, Polônia, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos.

 

  • Fernando Guerra – O fotógrafo português é um dos maiores nomes da fotografia de arquitetura no mundo. Você pode conferir um post especial sobre Fernando Guerra também no nosso blog.

 

Estes citados acima são apenas alguns dos fotógrafos de arquitetura famosos do mundo. Cada um destes artistas possui técnicas próprias e portfólios relevantes para a fotografia de arquitetura mundial.

 

Fotógrafos de arquitetura famosos no Brasil

Os fotógrafos de arquitetura famosos brasileiros são tão relevantes quanto os artistas internacionais citados anteriormente. Aqui estarão presentes profissionais que atualmente trabalham em terras nacionais e têm suas artes expostas dentro e fora do país:

 

  • Maíra Acayaba – Cria fotos autorais de arquitetura e interiores ao redor do mundo. Publicou junto ao ETH Zurich um guia online de arquitetura em São Paulo.

 

  • Daniel Ducci – Nascido em Curitiba, com sede em São Paulo e Belo Horizonte. Ducci atua como fotógrafo para diversos arquitetos e revistas especializadas.

 

  • Rafael Renzo – Formado pela Escola Panamericana de Arte, atua na área de fotografia de arquitetura há mais de 10 anos.

 

  • Fran Parente – Fotógrafo com sede em São Paulo e Nova York, Parente é um dos artistas mais reconhecidos do país, fazendo registros de arquitetura e design de interiores para diversas revistas especializadas, arquitetos e alguns trabalhos autorais.

 

  • Joana França – Trabalha em parceria com arquitetos e editoras para documentar as recentes produções arquitetônicas brasileiras e seu patrimônio moderno.

 

Fotografia de Arquitetura no Brasil

O mercado de fotografia arquitetônica no Brasil garante inúmeras possibilidades para aqueles que buscam trabalhar esta forma de expressão artística. O país vive um crescimento constante na área de construção civil, sobretudo com as recentes notícias sobre os bons ventos para o mercado de luxo nacional.

Com arquitetos como Oscar Niemeyer e João Armentano, o país possui uma vasta gama de edifícios que oferecem diversas alternativas para a criação de novos retratos, abrindo espaço para o surgimento de novos fotógrafos de arquitetura famosos.

Você também pode gostar de ler