5 estilos de banheiro de luxo para se inspirar

5 estilos de banheiro de luxo para se inspirar

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

O banheiro é um espaço recorrente no nosso dia-a-dia, sendo assim, nada mais natural do que querer sentir-se confortável e relaxado neste ambiente. Vamos apresentar algumas dicas preciosas para planejar ou decorar seu banheiro de luxo.

A arquitetura tem como ponto principal promover conforto e bem-estar, favorecendo a qualidade de vida e facilitando a rotina agitada das pessoas. A Coelho da Fonseca é referência em imóveis de luxo no Brasil, e tem em seu portfólio um leque de opções de imóveis para transformar o seu cotidiano em uma experiência luxuosa.

 

Revestimentos para banheiro de luxo

Para ter um banheiro de ciname é preciso considerar diversos fatores, tais como: quais revestimentos utilizar, qual estilo será seguido, decoração, espaço e itens que estarão presentes no ambiente.

 

Revestimentos para banheiro de luxo
revestimentos para banheiro de luxo. Foto por Max Vakhtbovych.

 

O revestimento é uma das primeiras coisas a serem consideradas em um banheiro de luxo. Ao criar o projeto do seu banheiro é necessário pensar em qual estilo será seguido e se o seu revestimento se adequa à concepção e à ideia de sua proposta. Isso é essencial na hora de “dar o tom” da decoração.

Os materiais mais utilizados nesses banheiros icônicos são pedras nobres como mármore e granito. O mármore é o material mais nobre, além de ser extremamente versátil e possuir um grande número de combinações possíveis com diferentes estilos decorativos.

 

1- Banheiro de luxo clean

 

banheiro de luxo clean
banheiro de luxo clean

 

Um dos estilos para ser seguido ao montar o projeto do seu banheiro de luxo é o “clean”, um estilo que preza pela pouca quantidade de itens decorativos, dando ênfase aos elementos funcionais e qualidade dos revestimentos.

Pedras em tons claros se encaixam muito bem neste tipo de decoração, uma vez que a beleza deste material se destaca sem a necessidade de elementos adicionais. 

Este tipo de decoração preza por cores neutras, poucos acessórios, estampas retilíneas, luz branca suave, espelhos grandes e metais impactantes. Invista nestes elementos para criar uma ideia perfeita de banheiro de luxo clean.

 

2- Banheiro de luxo estilo moderno

O estilo moderno para banheiro de luxo também segue uma linha com poucos elementos decorativos, entretanto há algumas diferenças fundamentais entre o estilo moderno e o estilo clean.

Quem busca aplicar o estilo moderno no projeto de um banheiro de luxo pode utilizar materiais como vidro, madeira e cerâmica. Os tons utilizados devem ser claros para ampliar o ambiente, contrastando com tons escuros, que trazem sofisticação e sobriedade ao design.

Apostar em um elemento decorativo de destaque – apenas um! – também é uma boa dica para quem quer adotar esse estilo no banheiro. Pode ser uma luminária diferenciada, uma bancada com cor contrastante, metais com “cara” de vanguarda ou objetos de arte.

 

3- Banheiro de luxo Dark

Este tipo de decoração no banheiro pode utilizar alguns elementos do estilo moderno e do clean, entretanto o traço principal é o uso de cores escuras. É importante lembrar que cores escuras e fechadas tendem a tirar a amplitude do espaço, então é essencial que você invista em um ótimo jogo de iluminação.

 

 

Outra forma de ampliar o espaço de um banheiro dark é utilizar-se de materiais como vidro e aço. Além disso, este tipo de banheiro também pode beneficiar-se de decorações alternativas, como plantas, que dão o toque de vida ao ambiente.

Mármores são a melhor opção para esse estilo, assim como revestimentos texturizados e porcelanatos premium.

 

4- Banheiro de luxo Vintage

A forma ideal de revisitar o passado, mas com um toque de modernidade: o estilo vintage é sempre uma boa pedida na hora de criar seu projeto.

 

banheiro de luxo vintage. Foto por Ksenia Chernaya.

 

Este estilo mistura cores diferenciadas, materiais e texturas diferentes. As cores não necessariamente precisam ser vivas, podendo ser utilizadas em tons pastéis, seja nas paredes, na decoração ou até mesmo nos móveis.

As louças podem ser o carro-chefe do estilo vintage, podendo incluir itens como banheira vitoriana, lavatórios art déco, quadros art nouveau e até mesmo revestimentos de época.

 

Banheiro de luxo eclético

O estilo eclético é ideal para aqueles que não querem prender-se a um padrão ou uma só estética. Para quem busca referências, é possível misturar os estilos clean e moderno como base, e agregar elementos decorativos que, mesmo sendo de estilos diferentes, criam um cenário harmonioso.

 

 

Alguns dos materiais que fogem do padrão são os revestimentos como pastilhas e papel de parede, além de azulejos do tipo metrô, cimento queimado e pastilhas hexagonais.

 

Crie seu checklist para banheiro de luxo

Alguns itens são essenciais na hora de construir seu projeto de banheiro de luxo. Lembre-se sempre de utilizar acabamentos de alto padrão e materiais de alta qualidade, independente do estilo que será seguido. Este tipo de material garante uma boa durabilidade, pois por ser uma área úmida o banheiro precisa ser muito bem construído, a fim de evitar problemas estruturais no futuro.

Geralmente os banheiros mais luxuosos contam com projetos de iluminação e de design de interiores adequados, com o intuito de garantir um resultado harmônico e funcional. 

Caso queira criar seu banheiro por conta própria, é recomendado que toda modificação seja acompanhada por um profissional especializado, que ofereça suporte durante a concepção no papel, assim como durante a execução e após a finalização. 

Isso garantirá que nenhum ponto elétrico ou hidráulico seja danificado durante a obra, além de garantir que sua ideia será viável para ser aplicada.

 

Dicas essenciais para o seu projeto

Apresentamos alguns estilos que podem ser adotados na criação do seu banheiro de luxo e também mostramos a importância de escolher materiais de alta qualidade e consultar sempre um profissional. 

Vamos finalizar com mais algumas dicas essenciais para ter um banheiro de luxo cheio de estilo:

 

  • Luz – Invista em uma boa iluminação. Independente do estilo que foi adotado na decoração, um projeto de iluminação é a peça chave na hora de realçar todos os elementos utilizados. Para isso você também pode combinar um teto flutuante com a iluminação, criando um espaço perfeito para disposição de pontos de luz indireta.

 

  • Espelhos – Os espelhos ajudam na hora de criar uma sensação de amplitude no espaço, e no banheiro isso não é diferente. Os espelhos também ajudam a ampliar a iluminação, sendo elementos essenciais na hora de projetar seu banheiro de luxo.

 

  • Conforto – Ao criar seu banheiro é preciso pensar antes de tudo no conforto. Você pode investir alguns itens para isso, como banheiras de imersão, hidromassagem, ofurô, pias duplas, itens decorativos e espaços separados para ducha. 

 

Um banheiro deve sempre apresentar conforto, agradar esteticamente e, acima de tudo, deve refletir a personalidade de quem irá utilizá-lo diariamente. Aposte nas nossas dicas para iniciar o seu projeto com sucesso!

Você também pode gostar de ler