cor do ano 2022

Conheça as principais tendências para a cor do ano 2022

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Quem gosta de acompanhar as tendências de decoração e moda provavelmente já está curioso para saber qual será a cor do ano 2022 e qual a paleta de cores que irá acompanhá-la. Há mais de 20 anos, a Pantone lançou a primeira cor do ano e desde então esta se tornou uma tradição para os amantes de tendências.

A cor do ano é utilizada amplamente no design, na moda e na decoração, além de estar presente em projetos de arquitetura mais atuais. Há diversos imóveis na Coelho da Fonseca que apresentam esses projetos mais elaborados, podendo contar inclusive com a cor 2022!

 

Cor do ano 2022 Pantone

A Pantone revelou a cor do ano 2022, entretanto a empresa já havia dado uma prévia sobre quais tons estavam na disputa pela primeira colocação em setembro, durante a Semana de Moda de Nova York.

Entre as cores selecionadas uma paleta de cores diversificadas e distintas, em tons muito vivos e que trazem conforto, familiaridade e um toque inesperado. 

Também é preciso lembrar que no ano passado a marca escolheu não somente um, mas dois pigmentos: o cinza Ultimate Gray e o amarelo Illuminating.

Para 2022, a cor escolhida é a PANTONE 17-3938 Very Peri, um símbolo “do zeitgeist global deste momento e a transição pela qual todos estamos passando. Ao voltarmos à superfície depois de um intenso período de isolamento, nossas noções e padrões estão em transformação”.

 

 

Como surgiu a cor do ano pantone

Em 1999 houve o grande evento da virada do século. O possível Bug do Milênio criou um temor sobre a perda de todos os dados digitalizados até o momento, sendo assim, a Pantone, uma empresa desconhecida até então – e atualmente uma das maiores empresas de cor do mundo – lançou a Cor do Ano.

O objetivo era criar um pigmento que ressoasse os sentimentos mundiais do momento. Surgiu então a Cerulean, uma cor azul clara que carregava consigo o objetivo de espalhar um tom tranquilizador pelo mundo. 

A Cerulean ficou conhecida como a “Cor do Milênio” e desde então a Pantone lança todos os anos um tom diferente, carregando consigo muito mais do que somente uma tendência decorativa, como também o sentimento e as emoções de toda a sociedade durante o ano.

Atualmente outras marcas também seguem esta tendência, e algumas chegam a definir paletas inteiras para acompanhar o tom principal. Estas tonalidades também podem ser levadas em conta na hora de decorar sua casa com a cor do ano 2022.

 

Cor do ano 2022 Suvinil

A Suvinil é uma das mais famosas marcas de tintas do Brasil, e desde 2014 a empresa tem apresentado a sua opção para cor do ano. Além disso, a cor vem acompanhada de uma paleta completa, com cores e tonalidades para agradar a todos os gostos.

Para a Suvinil, a cor do ano 2022 é a Eclipse: “Um tom de verde fresco, que traz a energia e a saturação que precisamos ao entrar em uma nova aventura.”

A cor vem acompanhada de uma paleta com 45 colorações diferentes, separadas em tons:

  • brancas e leves;
  • claras e suaves;
  • intensas e vibrantes;
  • acentuadas e acolhedoras;
  • neutras e clássicas.

 

Lançamento da Suvinil

A cor do ano 2022 da Suvinil traz consigo um tom de expectativa, de algo novo. Segundo a empresa, a justificativa para o nome Eclipse é que “Quando ouvimos falar de um eclipse, nos preparamos, cheios de expectativas, para vivenciar esse fenômeno raro. Muitos acreditam que a energia do eclipse traz uma chance de recomeço. Sua escuridão traz à tona aquilo que estava oculto, esperando que a luz que vem depois nos reconecte com nós mesmos, com o mundo e com a natureza”.

O tom verde da cor do ano 2022 realça esta sensação, com uma energia leve e tonalidade viva. O Eclipse foi inspirado nas primeiras plantas e na vibração inovadora das novas gerações. É um tom vivo, que carrega consigo alegria e aconchego.

 

Cor do ano 2022 Coral

A Coral lançou sua cor do ano em setembro, em um vídeo dirigido pelo arquiteto Mauricio Arruda. A cor do ano 2022 escolhida pela Coral foi a “Melodia Suave”, um tom de azul claro, fresco e leve, que reflete a imensidão do céu e ilumina o ambiente. 

Utilizando-se do estudo de tendências e comportamentos, o ColourFutures, a Coral escolheu o tema “Novos Ares e Descobertas” para representar a cor do ano 2022 da marca. A pesquisa trouxe diversos entendimentos sobre o momento social que estamos vivendo e quais as expectativas para os próximos anos.

 

Tintas Coral: cores para 2022

Além da cor do ano 2022, a Coral também lançou novas paletas com base na tonalidade escolhida. As novidades vão desde tons suaves e claros até cores mais alegres e vibrantes, selecionadas para agradar a todos os públicos.

As quatro paletas que acompanham a cor do ano 2022 da Coral chamam-se:

  • cores para uma casa versátil e alegre;
  • cores para uma casa leve e natural;
  • cores para uma casa delicada e afetiva;
  • cores para uma casa arejada e iluminada.

 

Cores na Decoração

As cores do ano são essenciais para registrar em tonalidades os sentimentos sociais, acompanhando a história da humanidade e tornando-a um pouco mais colorida. 

Para os que buscam tendências das grandes marcas como inspiração para design, moda e decoração, a cor do ano é a garantia de um tom e uma paleta de cores que irão refletir o sentimento do momento, podendo ser aplicada em todas as áreas sem o temor de acabar com um design deselegante.

Você também pode gostar de ler