2-brasilia-carlo-ratti

Brasília deve ganhar distrito de inovação e tecnologia imerso à natureza

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Há 60 anos, o Brasil presenciava uma ousada empreitada bem no centro do país: a inauguração de Brasília. É neste ano que a capital planejada completa seis décadas, sendo até hoje reconhecida mundo afora como uma obra-prima modernista, tamanho o valor do legado arquitetônico e urbanístico de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

Este ano trouxe ainda outro motivo para Brasília comemorar: um novo projeto de expansão urbana, batizado de Biotic, pretende trazer um distrito de inovação e tecnologia imerso à natureza ao norte da capital. O projeto é de autoria do Carlo Ratti, arquiteto italiano, professor do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

A nova área, sustentável e com maior respeito à escala do pedestre, contará com residências, escritórios ao ar livre, praças e parques urbanos. Ao propor uma reorganização das superquadras, acessibilidade aos percursos a pé, limitação do fluxo de veículos e integração entre edifícios e paisagem, o projeto desponta como uma promissora oportunidade de garantirmos uma cidade mais humana.

Você também pode gostar de ler