Banheiro senhor e senhora: estilo de suíte pode aliar tradição e inovação em projetos de luxo

Muito além do banheiro senhor e senhora: conheça projetos inovadores e luxuosos para suítes

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Apesar dos modelos diferenciados como o banheiro senhor e senhora, este cômodo sempre foi reconhecido como um espaço muitas vezes “chato”, mais voltado para o utilitarismo do dia a dia. 

Entretanto, com o aumento do consumo de produtos de luxo e através de estudos que falam sobre qualidade de vida e design de interiores, este tem sido um espaço cada vez mais notado no mundo da arquitetura. 

Para os mais habituados aos imóveis do mercado de luxo, como os selecionados pela Coelho da Fonseca, esta mudança de cenário não é tão abrupta, uma vez que é uma transição que vem ocorrendo de forma gradual ao longo dos anos. 

Durante a pandemia de covid-19 passamos a ficar mais tempo em casa, e com isso pudemos perceber o ambiente do lar de forma diferente. A morada tornou-se algo que precisa refletir o gosto e estilo pessoal, da mesma forma que nossas roupas e músicas. 

Este ponto de vista estende-se também para o banheiro, área anteriormente deixada em segundo plano durante a construção e o design de interiores dos projetos imobiliários. Com a mudança de visão do lar, estilos como o banheiro senhor/senhora voltaram a estar em alta.

 

Como é um banheiro senhor e senhora?

O banheiro senhor/senhora visa ao máximo de conforto possível para o casal, contendo pelo menos as cubas de pia em dobro, uma para cada pessoa. Alguns dos outros elementos deste tipo de banheiro também são: sanitário, bidê, chuveiro e armários, tudo em dobro, com o intuito de acomodar com tranquilidade todos os pertences das duas pessoas

 

Cuba dupla de banheiro. Foto por Max Vakhtbovych.

 

A presença de banheira não é essencial, mas é muito comum no banheiro senhor e senhora, visto que o espaço é construído como um ambiente não somente utilitário, mas de relaxamento, e até mesmo de momentos de lazer a dois.

 

Alguns dos tipos de banheira que podem ser utilizados no banheiro senhor e senhora são: 

  • banheira de imersão; 
  • hidromassagem; 
  • banheira freestanding – confortáveis e muito estilosas; 
  • banheira estilo vitoriana – também conhecida como banheira vintage ou banheira com pés, muito charmosas e elegantes; 
  • banheira embutida – perfeita para quem quer aproveitar espaço, visto que por seu formato pode apresentar chuveiro;
  • banheira de canto – perfeita para espaços pequenos, podendo ser menor do que os modelos mais comuns do mercado;
  • banheira tipo “walk-in” – sua porta de entrada e demais acessórios a tornam o modelo ideal para quem possui problemas de locomoção;
  • banheira de alvenaria – não são compradas como as demais, mas construídas, podendo ter tamanhos sob medida e detalhes personalizados.

 

A utilização de banheiras em um banheiro senhor e senhora tem se mostrado cada vez mais comuns nos projetos residenciais, uma vez que este componente é essencial para tornar o ambiente mais agradável e associado ao lazer e bem-estar.

 

 Banheiro senhor e senhora na suíte

As suítes podem ser de diversos modelos, como a suíte americana ou demi-suíte, em que um banheiro pode ser acessado por dois dormitórios diferentes. A privacidade se dá pela possibilidade de trancar a entrada de um dos dormitórios.

A suíte comum é a aplicação básica do conceito: um dormitório que possui acesso direto a um banheiro individual. Antigamente este modelo era o mais conhecido, sendo que era comum haver somente uma suíte nas residências.

Com o aumento da busca por maior conforto, tornou-se comum que os novos projetos de residências contenham mais de uma suíte, sendo assim, surgiu o conceito de “suíte master”, no qual integra-se o modelo de banheiro senhor/senhora.

A suíte master nem sempre segue o modelo senhor/senhora, mas tem sido aplicado como o padrão neste tipo de projeto, uma vez que para seguir o conceito de “master” prioriza-se o conforto e comodidade oferecidos aos moradores.

 

Itens de banheiro senhor e senhora

Para ser classificado como um banheiro senhor/senhora é preciso que haja ao menos duas pias. Normalmente o projeto coloca ambas lado a lado em uma grande bancada, com espelho ocupando a parede inteira ou um espelho individual para cada cuba.

Outros elementos que distinguem o banheiro comum do banheiro senhor/senhora é a presença de dois sanitários, e dois bidês – caso o projeto conte com este acessório, algo não tão comum no Brasil, atualmente.

Além disso, pode-se ter a presença de dois chuveiros separados, um para cada pessoa. Nestes casos geralmente estão em box separados, entretanto esta não é uma regra imutável. 

Este tipo de projeto geralmente conta com muitos armários, para acomodar todos os pertences do casal, podendo ter um espaço separado para maquiagem, produtos de skin care, produtos para barba, secadores de cabelo, babyliss, chapinha, máquina de barbear etc.

 

Modelos de banheiro senhor e senhora

Com tudo em dobro, é necessário que os projetos de banheiro senhor/senhora sejam muito bem pensados, de forma a aproveitar da melhor maneira possível o espaço disponível sem deixar de lado a elegância e a sofisticação.

Os modelos de banheiro senhor/senhora precisam, além de um bom projeto estrutural, de um projeto de iluminação que torne o ambiente aconchegante, para se afastar cada vez mais da perspectiva utilitarista e tornar este um espaço dedicado ao relaxamento e privacidade do casal.

 

Iluminação para cuba dupla de banheiro senhor e senhora. Foto por Max Vakhtbovych.
Iluminação para cuba dupla de banheiro senhor e senhora. Foto por Max Vakhtbovych.

 

Alguns dos tipos de iluminação que podem ser utilizados no banheiro senhor/senhora são:

 

  • iluminação geral, que visa destacar os acabamentos, geralmente próximos das paredes, causando um efeito de “queda d’água” da luz; 
  • task lighting, que foca em iluminar os espelhos, auxiliando na hora da maquiagem ou de fazer a barba;
  • iluminação de spa, onde são utilizados LED de baixo nível de watts, causando um efeito de “vela instantânea”;
  • impacto adicional, quando há mais de uma camada de luz, deixando o ambiente extremamente iluminado mas de forma não agressiva;
  • iluminação noturna, geralmente aliada à tecnologia: este tipo de luz ativa-se automaticamente quando há detecção de movimento no banheiro, sendo ideal para idas noturnas ao banheiro;
  • iluminações presentes em detalhes, como fitas de LED debaixo de penteadeiras ou em estantes, criando uma atmosfera aconchegante e quase mágica no ambiente;
  • controle de luz: conhecidos no Brasil como dimmer, este é um artifício usado para alterar a intensidade da luz no banheiro, adequando-a conforme a necessidade do momento.

 

Projetos inovadores de banheiro

O uso de tecnologia e automatização de casas tem se desenvolvido a cada ano, e esta evolução não deixa de fora os banheiros das residências. Atualmente destacam-se banheiros que incluem novas tecnologias, com projetos limpos, utilizando novos materiais e com uso de cores acentuadas.

No quesito de banhos, o steam shower tem ganhado espaço nos projetos arquitetônicos. Aliados ao uso de box fechados até o teto, este tipo de artifício cria uma espécie de sauna a vapor durante o banho, perfeita para momentos de relaxamento. 

O uso de ralos em filete também tem sido presente e dependendo do projeto é colocado um pedaço a mais de revestimento na parte superior, deixando apenas o espaço necessário para que a água escoa sem deixar o ralo a vista.

Os sanitários tecnológicos também têm se mostrado presentes em projetos de alto padrão, deixando de ser algo de países distantes como o Japão e tornando-se parte de projetos de luxo em banheiro senhor/senhora das suítes master.

A decoração destes ambientes não fica restrita à iluminação, uma vez que tem sido comum utilizar-se de decks de madeira para banheira e plantas específicas para áreas fechadas nos projetos de design de interiores de banheiro senhor/senhora.

Apesar destas mudanças de visão sobre os projetos de banheiro senhor e senhora, a Coelho da Fonseca possui diversos imóveis que já atendem estes requisitos. Há mais de 40 anos atuando no mercado de luxo, a seleção de imóveis ofertados sempre teve um objetivo principal: aliar tradição, inovação e exclusividade para seus clientes.

Você também pode gostar de ler